EXERCÍCIO FÍSICO – Benefícios, App, Para perder barriga → Confira!

Uma das indicações mais recorrentes para prevenir doenças, como também para tratá-las e se manter saudável é o exercício físico. Você sabe a importância dele para o corpo? A prática de atividades físicas vem se tornado cada vez mais importante, sendo sempre recomendada e indicada.

Boa parte dos empregos atuais podem ser executados com alguém sentado, em frente a um computador, por exemplo. Crianças ficam muito tempo jogando vídeo games e também usando o computador e assim, principalmente na atualidade, um estilo de vida sedentário faz cada vez mais parte da vida das pessoas.

Nesse artigo vamos te mostrar a importância do exercício físico, seus benefícios, como é indispensável para o emagrecimento saudável e como fazê-los em casa. Confira!

Para que serve o exercício físico?

Exercícios físicos são atividades que visam manter ou melhorar a qualidade de vida, aptidão física, resistência, saúde e que servem também para recreação ou lazer. Além disso, seus objetivos também são aperfeiçoar as habilidades atléticas, perda de peso ou ganho de massa muscular, reforçar a musculatura e o sistema cardiovascular, entre outros.

Alguns exemplos de exercícios físicos são musculação, corrida, ginástica, entre outros, que podem ser ou não praticados em academias. O ideal é que eles sejam realizados com a orientação de algum profissional qualificado para que atinja os objetivos e resultados esperados e evite danos e lesões.

Benefícios do exercício físico

A prática regular do exercício físico proporciona diversos benefícios para as pessoas. Entre eles estão:

Exercício Físico


Exercício físicoFortalece o sistema imunológico – Praticar exercícios físicos frequentemente mantém o corpo mais ativo, aumenta a imunidade e deixando-o menos suscetível a algumas doenças como diabetes tipo 2, obesidade, doenças do coração, entre outras.


Exercício físicoAuxilia no emagrecimento – Os exercícios ajudam aumentando o metabolismo, queimando as calorias através da energia gasta pelo processo digestão, respiração e pelos batimentos cardíacos.


Exercício físicoMelhora o funcionamento do coração – A prática dos exercícios físicos ajuda a reduzir doenças cardíacas e aumentam a sobrevida inclusive em pessoas que tiveram infarto. Além disso, melhora os níveis de colesterol e busca estimular uma vascularização melhor, fazendo com que o coração funcione melhor.


Exercício físicoPrevine e diminui o risco de depressão e ansiedade – Quando a pessoa se exercita, o corpo produz endorfina, que é o hormônio do bem estar. Assim, além de prevenir doenças como a depressão e ansiedade, melhoram também à autoestima.


Exercício físicoMais disposição para o dia – Apesar do cansaço momentâneo enquanto é realizado os exercícios físicos, eles dão mais energia e disposição para realizar as demais tarefas no dia-a-dia, além de melhorar a concentração.


Exercício físicoAuxilia na capacidade pulmonar e melhora a respiração – O exercício físico também ajuda no melhor aproveitamento do oxigênio pelos pulmões, tornando a respiração mais eficiente ao longo do tempo.


Exercício físicoFortalece o condicionamento físico – Exercícios como correr, por exemplo, colaboram muito para o aumento da resistência. Outros exercícios como bicicleta e musculação ajudam diretamente fortalecendo os músculos.


Exercício físicoMelhora a qualidade do sono – Após a realização de exercícios durante o dia, a noite o corpo precisará descansar. Assim, o sono é melhorado e a insônia é evitada.


Exercício físicoCombate e evita doenças dos ossos – Por causa do impacto promovido pelas atividades físicas, os exercícios acabam fortalecendo a massa óssea, combatendo e evitando a osteoporose.


Qual a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?

A atividade física é realizada em um contexto maior. Isso porque todos os movimentos realizados pelos músculos que gastam energia, como por exemplo caminhar da sala até o quarto, se denominam como atividade física.

Tudo que se faz no dia a dia, exceto descansar ou dormir pode ser considerado como atividade física. Alguns exemplos de atividades físicas comuns realizadas no dia-a-dia são:

Exercício Físico

  • Subir ou descer escadas
  • Limpar a casa
  • Fazer almoço
  • Lavar louça
  • Passear com animal de estimação
  • Cuidar do jardim
  • Lavar roupas
  • Ir a padaria
  • Lavar o carro

Ou seja, é natural do ser humano que precise realizar alguma atividade física. Além disso, essas atividades não são feitas com o objetivo de conseguir um melhor condicionamento físico, e sim realizar a própria tarefa em si. Elas têm um menor impacto que o exercício físico e geralmente são realizadas em curtos espaços de tempo. Porém, ela não deve ser menosprezada ou ser considerada como algo inútil.


Já o exercício físico, embora possa ser considerado também como uma atividade física, tem o foco no desemprenho físico do corpo em si. Geralmente, exercícios têm sequencias de movimentos planejados e estruturados. E são esses movimentos repetitivos que auxiliam a alcançar o objetivo esperado.

Deve ser feito sob a supervisão de um profissional qualificado, que poderá determinar de acordo com o perfil da pessoa seus limites como intensidade ideal e duração dos exercícios. Os principais objetivos do exercício físico são:

Exercício Físico

  • Melhorar o condicionamento e desempenho físico
  • Equilibrar ou aumentar a musculatura
  • Reduzir o peso/gordura corporal

Exercício físico em casa – Como fazer?

Embora o ideal seja a realização da prática de exercícios físicos sob supervisão de um profissional de saúde ou educador físico, muitas pessoas nem sempre tem condições ou até tempo de frequentar uma academia para realizar exercício físico para perder barriga.

Por isso, vale lembrar que existem exercícios que podem ser realizados em casa, com poucos ou até mesmo nenhum equipamento. O exercício físico em casa também trazem benefícios. Alguns deles são:


Dança: Esta é uma ótima opção de exercício para ser realizado em casa. Isto porque a dança movimenta vários músculos ao mesmo tempo e auxilia até promovendo bem estar e relaxamento. Coloque uma música de um ritmo que você goste de dançar e se solte!


Agachamento: Outro ótimo exercício para fazer em casa é o agachamento. Para fazê-lo, posicione os braços esticados para frente do corpo e agache. Cronometre 30 segundos. Tome cuidados para não prejudicar a coluna.


Box Jumps: Outro ótimo exercício físico para perder barriga é o Box Jumps. Para realizá-lo, é preciso ter algum objeto duro e resistente, do qual possa pular em cima. Uma cadeira que seja muito resistente pode ser ideal. Fique na posição de agachamento e depois salte para cima desse objeto. Faça isso algumas repetidas vezes.


Flexão: Um dos melhores exercícios dos que não precisam de nenhum equipamento e pode ser realizado em qualquer lugar é a flexão, que trabalha vários músculos e por isso queima gordura facilmente e auxilia no ganho de massa muscular.


Aplicativo de exercícios físicos para fazer em casa

Para facilitar o acesso a pratica de exercícios, foram desenvolvidos app de exercícios físicos para fazer em casa, neles é possível assistir a vídeos que explicam como realizar os exercícios e como atingir os objetivos desejados. Em alguns aplicativos é possível ter acompanhamento personalizado com profissionais especializados.

Exercício Físico


Exercício FísicoNike Training Club – O aplicativo contém vídeos e áudios que explicam o passo a passo a seguir. A ferramenta permite escolher o nível iniciante, intermediário e expert. Os treinos variam de 15 a 45 minutos.


Exercício FísicoWorkout Trainer – Neste aplicativo é possível determinar o objetivo como emagrecer, acabar com a flacidez ou tonificar os músculos e assim são montados os treinos personalizados para cada objetivo.


Exercício FísicoDaily Workouts Free – Já neste aplicativo de exercícios físicos para fazer em casa, os circuitos de treinos são divididos por área do corpo. Para não cair na rotina os treinos são constantemente atualizados.


Como vimos, os exercícios físicos são fundamentais e muito benéficos para o corpo e a falta de atividade ou exercícios físicos pode desencadear várias doenças. Sendo assim, é indicado evitar uma vida sedentária e aproveitar todos os benefícios que os exercícios proporcionam, como aumento do sistema imunológico, prevenção de doenças, aumento da disposição, entre outros.

Apesar de ser muito usado para fins de emagrecimento e ganho de massa muscular, eles podem ser realizados também para melhorar a qualidade de vida. Por isso, não perca tempo e comece a praticar exercício fisico o quanto antes.

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