DIETA PARA DIABÉTICOS – Tipo 1 e 2, Cardápio, Receitas → Confira!

Segundo pesquisas recentes 7 % da população brasileira sofre com diabetes e esse número infelizmente só aumenta. A cada dia, mais pessoas se descobrem com essa doença e um dos pontos principais para o combate é a alimentação, por isso vamos falar sobre a dieta para diabéticos.

Quem é diagnosticado com a doença deve mudar sua alimentação e eliminar vários alimentos da rotina, buscando optar por outros alimentos que não prejudicam a saúde ou agravem a situação.

A diabete é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente ou se mantem elevados. Outros problemas também podem ser consequência da diabetes, como dificuldades de cicatrização, cegueira e mal-estar. Acompanhe esse artigo e saiba como perder peso e ao mesmo tempo combater a diabetes!

O que é a Diabetes?

Dieta para diabéticosAntes de explicarmos como funciona dieta para diabéticos vamos esclarecer o que é essa doença. O diabetes ou “Diabetes Mellitus”, como também é conhecida, é uma doença de origem metabólica que surge como consequência do mau funcionamento do pâncreas, que não produz, ou produz pouca insulina. A insulina é o hormônio responsável por levar a glicose para dentro das células.

Se você foi diagnósticado com essa doença e quer entender mais facilmente o que é a diabetes e como ela age no organismo é só entender que é o aumento do açúcar na corrente sanguínea.  Infelizmente a diabetes não possui cura e por isso é tão importante saber mais sobre a dieta para diabéticos para amenizar os sintomas para conseguir ter qualidade de vida.

Tipos de DiabetesDieta para diabéticos

Existem 4 tipos de diabetes, cada uma com suas características, confira a seguir.


Pré-diabetes – é o termo usados para pacientes que não tem a predisposição genética, mas tem grande potencial de desenvolver a doença.


Diabetes tipo 1 – o que causa essa doença é o mal funcionamento do pâncreas, ou seja o órgão perde a capacidade de produzir insulina, geralmente os sintomas podem ser notados na infância ou adolescência.


Diabetes tipo 2 – a causa dessa doença o pâncreas produz insulina, porém o organismo cria uma resistência a insulina e não a utiliza da forma correta, deixando boa parte do açúcar na corrente sanguínea.


Diabete gestacional – a causa dessa doença ainda não é conhecida, porém tem as mesmas características da diabetes tipo 2, levando a aumentos dos níveis de glicose no sangue e pode permanecer ou não após o parto.


Além desses tipos, ainda há a diabetes por defeitos genéticos e está associada a usos inadequado de medicamentos ou a outras doenças.

Como funciona a Dieta para Diabéticos?

Dieta para DiabéticosO controle da dieta para quem tem diabetes é fundamental para controlar os índices de glicemia no sangue. Isso porque, uma das principais consequências dessa doença é a má digestão de alimentos ricos em açúcar e amido, levando aos pacientes a picos de insulinas que podem causar sequelas irreversíveis, como por exemplo, a cegueira, que é um dos casos mais comuns.

A Dieta para diabéticos funciona retirando da rotina alimentar açúcares e carboidratos, os quais se transformam em açúcar no corpo. Como já dissemos a digestão desses nutrientes não acontece da forma natural no corpo e permanece por mais tempo, a quantidade de açúcar no sangue atinge altos níveis, podendo ser perigoso para a pessoa.

Por isso, é importante traçar uma dieta com alimentos com baixo teor em carboidratos e açúcar, pois ajuda a controlar a doença. A dieta não precisa ser algo sofrido como muitos pensam, pois utilizando de criatividade e vários alimentos permitidos, pode-se ter qualidade de vida junto com o prazer alimentar.

Dieta para Diabéticos tipo 1

Dieta para DiabéticosPara quem tem essa doença é necessário adotar a dieta para diabetes tipo 1, mas o interessante é que essa dieta é bem parecida com a alimentação recomendada para quem quer uma vida saudável.  Ou seja é preciso incluir na rotina alimentar muitas verduras, frutas, cereais, fibras e carnes magras.

O cuidado maior na dieta para diabéticos tipo 1 é com a restrição a alimentos como carboidratos simples, gordura e claro, açúcar! Alguns dos alimentos que precisam ser evitados na dieta para diabéticos 1:

  • Refrigerantes
  • Sucos artificiais
  • Doces em geral
  • Pão
  • Bolo
  • Leite
  • Manteiga
  • Carnes vermelha

Em resumo na dieta para diabéticos tipo 1 é necessário excluir fontes de açúcar, doces em geral, carboidratos e gorduras.

Cardápio da Dieta para Diabéticos tipo 1

O cardápio da dieta para diabéticos deve conter alimentos que auxiliam a controlar a doença. Por isso, colocamos aqui uma sugestão de cardápio, veja:


Café da manhã: Esta refeição não pode ser pulada, pois tem grande importância para o bom funcionamento do organismo no decorrer do dia. Um café com leite de soja, um omelete e uma fruta é o ideal.


Lanche da manhã: É importante comer de 3 em 3 horas, por isso os lanches são essenciais. Opte por frutas ou saladas de frutas e fibras como a linhaça.


Almoço: O almoço deve fornecer nutrientes que supram as necessidades do organismo. O ideal é que metade do prato seja preenchido com salada, insira também arroz integral, feijão e uma proteína que pode ser carnes magras como aves ou peixes.


Lanche da tarde: Como já dissemos comer de 3 em 3 horas é o essencial. Inclua uma porção de iogurte ou uma fruta.


Jantar: O jantar deve ser mais leve do que o almoço. preencha a metade do prato por salada com vegetais, inclua macarrão integral e uma proteína.


Ceia: Antes de dormir, o ideal é tomar algum chá, de preferencia um chá específico para diabéticos que atua também como um remédio natural para a doença. Pode ser acompanhado de pão integral com peito de peru.


Salientamos que é só uma sugestão de cardápio para diabéticos tipo 1 e é necessário um acompanhamento com um profissional especializado.

Dieta para Diabéticos tipo 2

Dieta para DiabéticosPor ser uma doença adquirida muitas vezes por conta da má alimentação ou por causa do estilo de vida do paciente, a dieta para diabéticos tipo 2 para quem tem essa doença consiste em inserir bastantes alimentos ricos em fibras e reduzir os alimentos com alto teor de açúcar.

Um ponto crucial para o sucesso da dieta, é o cumprimento dos horários das refeições para evitar aumentos bruptos na taxa de glicemia. Como na dieta para diabéticos tipo 1, os alimentos que devem ser evitados, são:

  • Refrigerantes
  • Sucos artificiais
  • Doces em geral
  • Pão
  • Bolo
  • Leite
  • Manteiga
  • Carnes vermelha

Cardápio da Dieta para Diabéticos tipo 2

O cardápio para diabéticos tipo 2 é bem parecido para quem tem a diebetes tipo 1. Confira uma sugestão de alimentação.


Café da manhã: Para o café da manhã o paciente pode ingerir um café com leite desnatado, um omelete e uma fruta rica em fibras.


Lanche da manhã: Opte por frutas com baixo teor glicêmico.


Almoço: Para o almoço o ideal é que os alimentos sejam bem equilibrados. Preencha o prato com salada, arroz integral e uma proteína


Lanche da tarde: Uma porção de salada de frutas.


Jantar: Para o jantar preencha o prato com vegetais, arroz integral e uma proteína.


Ceia: O ideal é tomar um chá acompanhado de torrada integral.


Destacamos que é só uma sugestão de cardápio para diabéticos tipo 1 e é necessário um acompanhamento com um profissional especializado.

Receitas diet para Diabéticos

Para agregar sabor a dieta para diabéticos separamos uma receita de bolo diet e uma de doce diet para diabéticos, confira:


Bolo de laranja

  • 4 ovos;
  • 4 cl de sopa de farinha de trigo;
  • 1 cl de sopa de fermento em pó;
  • 1 cl de sopa de adoçante em pó;
  • 250ml de calda de laranja;
  • Raspas de laranja.

Modo de preparo: Bata as claras em neve, acrescentando-se as gemas em seguida. Adicione a farinha de trigo, o adoçante, o fermento e também as cascas de laranja. Coloque a mistura em uma forma untada e leve ao forno médio.


Brigadeiro diet

  • 1 copo de extrato de inhame;
  • 3 colheres de sopa de biomassa de banana verde;
  • 100g de cacau;
  • 1 colheres de sopa de açúcar de coco.

Modo de Preparo: Misture os ingredientes em uma panela e mexa até engrossar. Esse é um dos doces diet para diabéticos mais fáceis de preparar.


Se você foi diagnosticado com diabetes, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para lhe ajudar no combate dessa doença que infelizmente traz diversos incômodos. Destacamos a importância do acompanhamento com um nutricionista e com seu médico responsável.

DIETA PARA DIABÉTICOS – Tipo 1 e 2, Cardápio, Receitas → Confira!
5 (100%) 4 votes

LEIA TAMBÉM:

Deixe um Comentário